Somos a FAP

Quem somos

A Faculdade de Parauapebas (FAP) é uma instituição mantida Carajás Centro de Ensino Superior Do Sudeste Do Para Ltda, registrado sob CNPJ nº 48.132.114/0001-11. A FAP ainda está em processo de credenciamento junto ao MEC.

A FAP nasce com o objetivo de atender a demanda crescente pela educação superior no interior do Pará, principalmente em cidades próximas à região de Parauapebas. A FAP entende que o processo de desenvolvimento de uma região depende de todos os segmentos nela inseridos, e que a educação não é somente um processo de formação, mas também de interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.

A consequência desse processo deve ser o desenvolvimento social e econômico da região que atua. Por conta disso, a preocupação da Instituição em propiciar e incentivar a excelência das diferentes experiências de ensino que oferece. Desta forma, a implantação dos Cursos de Graduação em Psicologia e Direito justifica-se principalmente pela importância de atuação dos profissionais nesta respectiva área e pela necessidade de mercado da área de abrangência da região de Parauapebas, no Pará, e ainda, na perspectiva de formar profissionais capazes de transitar em qualquer área do Direito ou sistema de saúde, desempenhando plenamente suas funções e prestando um serviço de qualidade à sociedade.

Missão

Formar profissionais qualificados para atuação com excelência no mercado de trabalho, desenvolvendo talentos, por meio da identificação de competências pessoais, de habilidades de gestão, de empreendedorismo, de inovação e de transformação social, através de um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento. Impactando assim, na construção de uma sociedade mais ética, justa, sustentável e consciente

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de referência em Educação Superior, conhecida pela qualidade acadêmica, pela inovação educacional, pela gestão participativa e pelo compromisso com a inclusão social, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Objetivos

Promover a excelência na Educação Superior, oferecendo cursos que integrem teoria e prática, mediados por tecnologias modernas, visando à formação integral dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental da comunidade local e regional

Valores

• Qualidade de ensino: uma Instituição com busca contínua na excelência acadêmica, em especial no ensino, pesquisa / iniciação científica e extensão;
• Moderno e Inovador: uma Instituição capaz de promover ensino de qualidade de forma moderna e inovadora;
• Responsabilidade: uma Instituição orientada pela responsabilidade ética, social e ambiental; Melhoria da qualidade de vida da Comunidade dos Municípios de Carajás: uma Instituição capaz de formar profissionais que promovam a melhoria da comunidade na qual a Instituição de Ensino Superior ela inserida;

Avaliação Institucional

A FAP, visando a excelência no ensino de graduação e Pós-Graduação, realiza a Avaliação Institucional periodicamente e se compromete na realização de melhorias que contribuam com todos os segmentos da comunidade universitária.

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
à melhoria da qualidade da educação superior;
à orientação da expansão de sua oferta;
ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;

ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional é regulamentada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da gestão acadêmica.

A FAP realiza a Avaliação Institucional com o objetivo principal de analisar fragilidades e potencialidades da IES para reorganizar o planejamento de suas ações. O diagnóstico realizado pela Avaliação Institucional permite otimizar a qualidade dos serviços ofertados e promove a satisfação da comunidade acadêmica.

Autoavaliação

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), a autoavaliação é o processo no qual a CPA e a comunidade interna da instituição avalia todos os quesitos relacionados às dimensões propostas pelo Sinaes. A autoavaliação é realizada anualmente por meio da aplicação de questionários a todos os segmentos, realização de grupos focais e análise observacional e documental para identificar os principais pontos de melhoria.

Avaliação Externa

Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Integrado atua nos processos de avaliação interna e externa, trabalhando diretamente com a direção na melhoria da qualidade de ensino da instituição. Os processos de avaliação internos são conduzidos pela CPA, que atua no planejamento, divulgação, aplicação e análise dessas avaliações. Cabe também a essa comissão sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), receber as comissões externas de avaliação e articular as informações apresentadas nos relatórios dessas avaliações. São objetivos específicos da CPA:

1. planejar e organizar as atividades da autoavaliação e sensibilização da comunidade;

2. estabelecer os objetivos, a metodologia, os procedimentos, as estratégias, os recursos e o calendário de ações do processo de autoavaliação;

3. desenvolver estudos e análises, visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação Institucional;

4. elaborar os relatórios parciais e finais das diversas etapas da avaliação institucional;

5. promover e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional;

6. divulgar os resultados da avaliação institucional a docentes, técnicos administrativos, coordenações de cursos, chefias de departamento e acadêmicos;

7. promover e apoiar os processos de avaliação internos e externos;

8. prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sempre que solicitada;

Anderson Cristiano Sales Silva – Coordenador da CPA

Thayla Marie de Souza - Representante Docente

Francinólia de Area Leão Costa Mourar – Integrante da CPA

Railene Conceição de Carvalho Silva – Representante dos Técnicos Administrativos

Dayara Borges Lucena – Representante dos Técnicos Administrativos

Claudio Roberto Rodrigues Cruz Integrante da CPA
Anne Izabelle Leal de Francesch Representante Docente
Railene Conceição de Carvalho Silva Sexo - Feminino Coordenador CPA
Railene Conceição de Carvalho Silva Sexo - Feminino Técnico Administrativo
Francisco Romão Batista Junior Sexo - Masculino Representante da Comunidade do CPA

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