Somos a FAP
Quem somos
A Faculdade de Parauapebas (FAP) é uma instituição mantida Carajás Centro de Ensino Superior Do Sudeste Do Para Ltda, registrado sob CNPJ nº 48.132.114/0001-11. A FAP ainda está em processo de credenciamento junto ao MEC.
A FAP nasce com o objetivo de atender a demanda crescente pela educação superior no interior do Pará, principalmente em cidades próximas à região de Parauapebas. A FAP entende que o processo de desenvolvimento de uma região depende de todos os segmentos nela inseridos, e que a educação não é somente um processo de formação, mas também de interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.
A consequência desse processo deve ser o desenvolvimento social e econômico da região que atua. Por conta disso, a preocupação da Instituição em propiciar e incentivar a excelência das diferentes experiências de ensino que oferece. Desta forma, a implantação dos Cursos de Graduação em Psicologia e Direito justifica-se principalmente pela importância de atuação dos profissionais nesta respectiva área e pela necessidade de mercado da área de abrangência da região de Parauapebas, no Pará, e ainda, na perspectiva de formar profissionais capazes de transitar em qualquer área do Direito ou sistema de saúde, desempenhando plenamente suas funções e prestando um serviço de qualidade à sociedade.
Missão
Formar profissionais qualificados para atuação com excelência no mercado de trabalho, desenvolvendo talentos, por meio da identificação de competências pessoais, de habilidades de gestão, de empreendedorismo, de inovação e de transformação social, através de um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento. Impactando assim, na construção de uma sociedade mais ética, justa, sustentável e consciente
Visão
Ser reconhecida como uma instituição de referência em Educação Superior, conhecida pela qualidade acadêmica, pela inovação educacional, pela gestão participativa e pelo compromisso com a inclusão social, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.
Objetivos
Promover a excelência na Educação Superior, oferecendo cursos que integrem teoria e prática, mediados por tecnologias modernas, visando à formação integral dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental da comunidade local e regional
Valores
• Qualidade de ensino: uma Instituição com busca contínua na excelência acadêmica, em especial no ensino, pesquisa / iniciação científica e extensão;• Moderno e Inovador: uma Instituição capaz de promover ensino de qualidade de forma moderna e inovadora;
• Responsabilidade: uma Instituição orientada pela responsabilidade ética, social e ambiental; Melhoria da qualidade de vida da Comunidade dos Municípios de Carajás: uma Instituição capaz de formar profissionais que promovam a melhoria da comunidade na qual a Instituição de Ensino Superior ela inserida;
Avaliação Institucional
A FAP, visando a excelência no ensino de graduação e Pós-Graduação, realiza a Avaliação Institucional periodicamente e se compromete na realização de melhorias que contribuam com todos os segmentos da comunidade universitária.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:à melhoria da qualidade da educação superior;
à orientação da expansão de sua oferta;
ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional é regulamentada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da gestão acadêmica.
A FAP realiza a Avaliação Institucional com o objetivo principal de analisar fragilidades e potencialidades da IES para reorganizar o planejamento de suas ações. O diagnóstico realizado pela Avaliação Institucional permite otimizar a qualidade dos serviços ofertados e promove a satisfação da comunidade acadêmica.
Autoavaliação
Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), a autoavaliação é o processo no qual a CPA e a comunidade interna da instituição avalia todos os quesitos relacionados às dimensões propostas pelo Sinaes. A autoavaliação é realizada anualmente por meio da aplicação de questionários a todos os segmentos, realização de grupos focais e análise observacional e documental para identificar os principais pontos de melhoria.
Avaliação Externa
Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Integrado atua nos processos de avaliação interna e externa, trabalhando diretamente com a direção na melhoria da qualidade de ensino da instituição. Os processos de avaliação internos são conduzidos pela CPA, que atua no planejamento, divulgação, aplicação e análise dessas avaliações. Cabe também a essa comissão sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), receber as comissões externas de avaliação e articular as informações apresentadas nos relatórios dessas avaliações. São objetivos específicos da CPA:
1. planejar e organizar as atividades da autoavaliação e sensibilização da comunidade;
2. estabelecer os objetivos, a metodologia, os procedimentos, as estratégias, os recursos e o calendário de ações do processo de autoavaliação;
3. desenvolver estudos e análises, visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação Institucional;
4. elaborar os relatórios parciais e finais das diversas etapas da avaliação institucional;
5. promover e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional;
6. divulgar os resultados da avaliação institucional a docentes, técnicos administrativos, coordenações de cursos, chefias de departamento e acadêmicos;
7. promover e apoiar os processos de avaliação internos e externos;
8. prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sempre que solicitada;
Anderson Cristiano Sales Silva – Coordenador da CPA
Thayla Marie de Souza - Representante Docente
Francinólia de Area Leão Costa Mourar – Integrante da CPA
Railene Conceição de Carvalho Silva – Representante dos Técnicos Administrativos
Dayara Borges Lucena – Representante dos Técnicos Administrativos
Claudio Roberto Rodrigues Cruz | Integrante da CPA |
Anne Izabelle Leal de Francesch | Representante Docente |
Railene Conceição de Carvalho Silva Sexo - Feminino | Coordenador CPA |
Railene Conceição de Carvalho Silva Sexo - Feminino | Técnico Administrativo |
Francisco Romão Batista Junior Sexo - Masculino | Representante da Comunidade do CPA |
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